O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, afirmou nesta quarta-feira (21) que há uma “grande possibilidade” de o governo norte-americano impor sanções ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), com base na Lei Global Magnitsky.
A declaração foi feita durante uma audiência na Câmara de Representantes, em Washington, quando Rubio foi questionado pelo congressista republicano Cory Mills. Mills demonstrou preocupação com o que classificou como uma “deterioração alarmante dos direitos humanos no Brasil”, citando os processos que envolvem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados, relacionados à suposta tentativa de golpe em 2022.
“Presenciamos uma censura generalizada e perseguição política dirigida contra toda a oposição, inclusive jornalistas e cidadãos comuns. O que estão fazendo agora é encarcerar o ex-presidente Bolsonaro, eminentemente por motivos políticos”, afirmou Mills. Segundo ele, a repressão teria ultraado as fronteiras brasileiras e estaria afetando também cidadãos em território americano.
A Lei Global Magnitsky permite aos Estados Unidos sancionar indivíduos estrangeiros envolvidos em violações graves dos direitos humanos ou corrupção. A possibilidade de incluir Alexandre de Moraes entre os alvos da lei foi mencionada diretamente por Mills, e, em resposta, Rubio reconheceu que o caso está sendo considerado com atenção.
📸 Imagem: Rosinei Coutinho / STF
📄 Fonte: @otempo
#otempo #trump #alexandredemoraes #stf #eua #justica #leimagnitsky #direitoshumanos #politicaexterna #bolsonaro