Homem é preso por descumprir medida protetiva em Vespasiano; vítima acionou ‘Chame a Frida’

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Um homem de 28 anos foi preso em Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, após descumprir uma medida protetiva e ameaçar sua companheira. A vítima, de 32 anos, utilizou o sistema virtual Chame a Frida, da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), para pedir ajuda.

Histórico de violência

Segundo a delegada Nicole Perim, o suspeito já possuía um histórico de violência doméstica. Em 24 de novembro, ele foi preso em flagrante após agredir a companheira, mas foi liberado na audiência de custódia no dia seguinte. Poucos dias depois, em 26 de novembro, ele voltou a ameaçá-la e invadiu sua casa, resultando na concessão de uma medida protetiva de urgência.

Ao descumprir novamente a ordem judicial, a vítima acionou o Chame a Frida, e a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Vespasiano solicitou a prisão preventiva do investigado. O mandado foi expedido e prontamente cumprido pela equipe policial.

Sobre o Chame a Frida

O Chame a Frida é um chatbot desenvolvido pela Polícia Civil de Minas Gerais para auxiliar mulheres em situações de violência doméstica. A ferramenta, disponível via WhatsApp, oferece informações sobre medidas protetivas, a Lei Maria da Penha, e procedimentos para denunciar agressões. Atualmente, o serviço é utilizado em 93 municípios do estado e tem se mostrado essencial no enfrentamento à violência doméstica.

Com o apoio da tecnologia e de ações rápidas da polícia, casos como esse reforçam a importância de ferramentas como o Chame a Frida para proteger vítimas e garantir que agressores sejam responsabilizados.

Encontre uma reportagem