Uma mulher tentou simular a aplicação de uma vacina em uma boneca reborn na Unidade Básica de Saúde de Itajaí, em Santa Catarina, com o objetivo de filmar e postar nas redes sociais. Diante da negativa dos profissionais, ela deixou o local exaltada, segundo a prefeitura.
O caso, ocorrido em janeiro e confirmado nesta quarta-feira (21), envolveu a mãe e sua filha de 4 anos, dona da boneca hiper-realista. Ao ser solicitada a apresentar a caderneta de vacinação da criança, a mulher explicou que o pedido era apenas para simular a aplicação na boneca, o que foi recusado.
Os profissionais argumentaram que materiais como agulhas e seringas não podem ser desperdiçados e que os insumos são de uso exclusivo em humanos. A mulher ainda insistiu, dizendo: “que que tem? É só abrir uma seringa, só abrir uma agulha e fingir que deu”, mas a simulação não foi realizada.
Bonecas reborn são itens artesanais de alto valor que imitam bebês reais e têm ganhado espaço nas redes sociais. O caso reacende o debate sobre o uso dessas bonecas em serviços públicos, tema já discutido no Congresso Nacional.
Foto: Cristiane dos Santos / Arquivo pessoal
Fonte: G1 SC – g1.globo.com/sc
#bebêreborn #vacinação #itajai #ubs #simulação #redessociais #g1sc #bonecareborn #polêmicas #santacatarina