Aposentados e pensionistas que foram vítimas de descontos não autorizados em seus benefícios agora podem buscar atendimento presencial nos Correios. A medida foi anunciada pelo Ministério da Previdência Social e o INSS após denúncias de irregularidades envolvendo cobranças feitas por sindicatos e associações.
Segundo o governo, mais de 1,8 milhão de beneficiários já solicitaram o ressarcimento, mas a estimativa é de que cerca de 9 milhões tenham sido afetados. Inicialmente, as contestações podiam ser feitas apenas pelo aplicativo Meu INSS e pelo telefone 135. Agora, com o apoio dos Correios, o objetivo é ampliar o o ao atendimento.
A apuração sobre os descontos ilegais levou à criação de um canal oficial de contestação e deve ajudar a estimar o valor total a ser devolvido. O governo estuda utilizar recursos das próprias entidades investigadas para ressarcir os prejudicados, mas não descarta o uso de verbas públicas.
A revelação das irregularidades partiu de uma série de reportagens que expôs o crescimento expressivo na arrecadação de associações suspeitas e motivou ações da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União.
Foto: Hugo Barreto/Metrópoles
Fonte: Metrópoles
#inss #previdência #descontosindevidos #correios #aposentados #fraude #direitosdosidosos